As águas do sudeste da ilha de Tenerife são um espaço privilegiado para a observação de animais cetáceos em liberdade. A sua presença próxima da costa fez de Tenerife o primeiro lugar da Europa em número de pessoas que conseguiram avistar cetáceos em liberdade. Aqui podem encontrar-se até 21 espécies diferentes desde a baleia azul até à orca. Há duas populações residentes de baleias-piloto e de golfinhos roaz que se podem ver quase em 80% dos dias do ano.
Pequenos cetáceos como os golfinhos frequentam as águas do sul da ilha de Gran Canária, na zona de Puerto Rico, para gozar da tranquilidade e o oxigénio que aportam os frescos ventos alíseos. A sua atividade começa com os primeiros raios de sol, quando as suas barbatanas assomam à superfície. O seu avistamento converte-se na principal atração do dia, a que se somam habitantes locais e turistas. Várias embarcações programam passeios marítimos com os meios de segurança necessários e pessoal técnico especializado a bordo.
Costa de Tazacorte
La Palma
Alguns dos melhores avistamentos de grandes e medianos cetáceos em liberdade nas águas das Ilhas Canárias realiza-se a partir do porto de Tazacorte, na costa ocidental da ilha de La Palma. Várias rotas percorrem todos os dias alguns dos itinerários marítimos que frequentam animais como as baleias e os golfinhos, cuja percentagem de êxito de avistamento está por volta dos 90%. O mar da Palma também é um bom lugar para avistar cachalotes.
Costa do Valle Gran Rey
La Gomera
Saindo da costa do Valle Gran Rey, as águas do sul da ilha de La Gomera oferecem umas estupendas possibilidades para o avistamento de animais cetáceos nadando em liberdade. Por esta zona marítima transitam com muita frequência grandes mamíferos marinhos como golfinhos pintados, comuns e roaz, assim como diferentes tipos de baleias, cachalotes e rorquais tropicais. Nestas excursões, sempre acompanhados por pessoal técnico especializado marítimo, os passageiros podem ainda observar tartarugas marinhas.